International – Data: 25 Julho a 10 Agosto de 2015 –
O Terreno Cuchilla Dionísio, onde está incluída a região de Paso del Dragón, é de grande importância no entendimento da correlação entre os continentes africano e sul-americano. Esse fazia parte do Cráton Kalahari (sul da África), e sua separação do mesmo e posterior colisão com o Cráton Rio de la Plata (América do Sul) têm sido tema de diversos estudos por dezenas de anos.
Essa sequência possui cerca de 40km de extensão e é composta por rochas de baixo grau metamórfico, intensamente dobradas e cisalhadas. Constitui-se de uma intercalação entre unidades meta-vulcanossedimentares e meta-ultramáficas cuja gênese é ainda complexa e pouco estudada.
O objetivo deste trabalho é colaborar para o melhor entendimento dos ambientes tectônico e deposicional das rochas metassedimentares contidas no Complexo Paso Del Dragón, principalmente por meio da individualização das unidades que o compõem e dos eventos deformacionais que as afetaram. Dessa forma, busca-se corroborar a compreensão da historia geológica do Terreno Cuchilla Dionísio como um todo e, consequentemente, de uma pequena porção do Gondwana Ocidental.
O trabalho de campo foi realizado na região pela aluna de graduação e Macarena Roca (UFRJ) e contou com a ajuda de diversos pesquisadores uruguaios da Universidad de La República (UdelaR), sendo esses: Claudio Gaucher, Gonzalo Blanco, Jorge Bossi, Letícia Chiglino e Sebastián Mármol.