beylikdüzü escort

Geologia da Porção Central de Madagascar – Primeira Expedição

Home 9 Viagens de Campo 9 Geologia da Porção Central de Madagascar – Primeira Expedição

International – Data: 16 a 23 Abril, 2015 – 

Madagascar é constituída por um embasamento precambriano localizado numa área-chave dentro do Orógeno do Leste Africano. Esta orogenia envolveu a junção de microcontinentes e arcos de ilha neoproterozóicos acrescionados a blocos cratônicos durante a formação do paleocontinente Gondwana. O embasamento rochoso de Madagascar preserva os registros desta amalgamação neoproterozóica entre o Bloco de Dharwar (Índia) e o Bloco do Congo (África), durante o estágio final do fechamento do Oceano de Moçambique.

A porção central de Madagascar é compreendida por unidades tectônicas pré-cambrianas. O bloco mais antigo (crátons Antongil e Masora) consiste em um núcleo de rochas orto- e para- derivadas do Mesoarqueano além de granitos e rochas metassedimentares neoarqueanas. A oeste ocorre o domínio mais extenso de Madagascar – Bloco Antananarivo –na porção central da ilha, consistindo em granitos neoarqueanos e corpos graníticos, gabróicos e sieníticos com idades do Criogeniano ao Cambriano e assinaturas geoquímicas de arco magmático. Sobre o Bloco Antananarivo estão as sucessões metassedimentares dos grupos Itremo-Ikalamavony, Ambatolampy, Vondrozo e Manampotsy.

O foco do trabalho em andamento está no Grupo Ikalamavony, o qual abrange rochas metassedimentares fácies xisto-verde a anfibolito paleoproterozóicas intrudidas por rochas graníticas a sieníticas e gabros do Criogeniano. O objetivo do mesmo consiste no reconhecimento das possíveis áreas fontes destes metassedimentos a fim de possibilitar o entendimento da natureza e configuração geotectônica da bacia pretérita, através de estudo estrutural, petrográfico e geocronológico na área.

O trabalho de campo realizado em Madagascar reuniu pesquisadores da Austrália, Madagascar e Brasil, sendo eles: Alan Stephen Collins (Austrália), Donnelly Brian Archibald (Austrália), John Foden (Austrália), Theodore Razakamanana (Madagascar) e Raisa Lopes Costa (Brasil).