beylikdüzü escort

Notícias

Home 9 Notícias

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Região de Búzios, Brasil

Data: 17 de Dezembro de 2018

O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “Proveniência de Paragnaisses da Unidade Búzios” foi defendido no Instituto de Geocièncias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela estudante Luiza Carneiro de Rezende, cuja pesquisa impacta na compreensão dos processos evolutivos do Gondwana. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Pedrosa Soares (UFMG) e coorientado pela Prof.ª Dra. Renata da Silva Schmitt (UFRJ) e teve banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Tiago Amâncio Novo (UFMG) e Prof. Dr. Jorge Geraldo Roncato Júnior (UFMG).

Defesa de Dissertação de Mestrado sobre a Bacia do Alto Tapajós, Brasil

Data: 13 de Dezembro de 2018

A dissertação de mestrado em Geologia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulada “Arcabouço Estrutural e evolução Tectônica da Bacia do Alto Tapajós, Brasil Central” foi defendida no Departamento de Geologia da UFRJ pelo geólogo André Toczeck, cuja pesquisa impacta na compreensão dos processos evolutivos do Gondwana. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ) e teve banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Rudolph Allard Johannes Trouw (UFRJ), Prof. Dr. Edison José Milani (Petrobras) e Prof.ª Dra Natasha Stanton (UERJ).

Defesa de Dissertação de Mestrado sobre a Região de Ikalamavony, Madagascar

Data: 10 de Dezembro de 2018

A dissertação de mestrado em Geologia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulado “Evolução Tectônica das Unidades Litoestratigráficas Para-derivadas Neoproterozoicas de Alto Grau na Região de Ikalamavony, Madagascar Central (África)” foi defendida no Departamento de Geologia da UFRJ pela estudante Raisa Lopes Costa, geóloga do Projeto Gondwana. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ), coorientado pelo Prof. Dr. Alan Collins (University of Adelaide) e teve banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Ciro Alexandre Ávila (UFRJ), Prof. Dr. Mauro César Geraldes (UERJ) e Prof.ª Dra Silvia Regina de Medeiros (UFRJ)

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Porção Central do Gondwana

Data: 04 de Dezembro de 2018

O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “Correlação de Domínios Geológicos para a Reconstrução da Porção Central do Gondwana” foi defendido no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo estudante Igor Vasconcelos Gomes, pesquisador do Projeto Gondwana. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ) e teve banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Julio Cezar Mendes (UFRJ) e Prof. Dr. José Carlos Seoane Sícoli (UFRJ).

Defesa de Dissertação de Mestrado sobre a Bacia do Parnaíba, Brasil

Data: 28 de Novembro de 2018

A dissertação de mestrado em Geologia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulado “Evolução Tectonossedimentar do Grupo Serra Grande na Borda Nordeste da Bacia do Parnaíba e Correlações com o Gondwana Oeste” foi defendida pelo geólogo André Pereira de Assis, pesquisador do Projeto Gondwana, e orientado pela Prof.ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ), Prof.ª Dra. Silvia Regina de Medeiros (UFRJ) e Prof. Dr. Bastien Linol (Nelson Mandela University). A banca avaliadora foi composta pelo Prof. Dr. Leonardo Borghi da Fonseca (UFRJ), Prof. Dr. Claiton M. dos Santos Scherer (UFRGS) e Prof. Dr. Renato Cabral Ramos (Museu Nacional).

Visita do Professor Hartwig Frimmel da University of Wuerzburg

Data: 27 a 29 de Agosto de 2018

O Prof. Hartwig E. Frimmel (University of Wuerzburg – Alemanha) esteve por alguns dias no Centro Digital de Geoprocessamento do Gondwana (CDGG), Rio de Janeiro. A fim de discutir as informações presentes nos mapas geológicos da África e também da América do Sul, ele contribuiu com uma objetiva revisão da geologia dos cinturões móveis relacionados com os eventos do Pan-Africano/Brasiliano.

Defesa de Dissertação de Mestrado sobre a Placa Sul-Americana, Brasil

Data: 09 de outubro de 2017

A dissertação de mestrado em Geologia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulado “Subdivisão da porção continental da Placa Sul-Americana: um modelo baseado em geologia” foi defendido no Departamento de Geologia da UFRJ pela estudante Pâmela Richetti, geóloga do Projeto Gondwana. A estudante de mestrado foi orientada pela Prof. ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ) e pelo Dr. Colin Reeves. A banca examinadora foi composta pelo Dr. Cláudio Limeira Mello (UFRJ), Dr. João Marinho de Morais Neto (Petrobrás) e Dr. Mário Neto Cavalcante de Araújo (Petrobrás)

Defesa de Tese de Doutorado em Damaraland, Namibia

Data: 08 de Dezembro de 2016

A Tese de Doutorado em Geologia intitulada “Sucessões Neoproterozoicas do Supergrupo Damara no Noroeste da Namibia: Estratigrafia, Paleoambientes e Proveniência” foi defendida e, aprovada com louvor, no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por Débora Barros Nascimento, pesquisadora do Projeto Gondwana. A Profª Renata Schmitt (UFRJ) e o Profº André Ribeiro (UFRJ) foram os orientadores. A banca examinadora foi composta pelos professores José Carlos Sícoli Seoane (UFRJ), Renato Rodriguez Cabral Ramos (Museu Nacional – UFRJ), Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron (UERJ), Adriano Roessler Viana (PETROBRAS) e Elton Luiz Dantas (UnB). Mais informações sobre o trabalho em nosso site, na aba Trabalhos de Campo.

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Reconstrução do segmento conjugado Campos-Cuanza

Data: 20 de Setembro de 2016

O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “RECONSTRUÇÃO DAS MARGENS CONJUGADAS BRASIL-ÁFRICA (SEGMENTO CAMPOS-CUANZA) PARA O INTERVALO DE 130-111 Ma – A PARTIR DE DADOS GEOLÓGICOS E DE MAGNETOMETRIA” foi defendido no Departamento de Geologia da UFRJ por Melissa Meirelles Pereira, pesquisadora do Projeto Gondwana. A aluna foi orientada pela Profª Renata Schmitt (UFRJ) e Profª Natasha Stanton (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ). A banca examinadora foi composta pelo professor Marco Antônio Braga (UFRJ) e pelo geólogo Marco Antônio Thoaldo Romeiro (Petrobrás).

Os mais jovens “Gondwanos”

Data: 30 de Setembro de 2016

Os bolsistas PIBIC-EM Laura Corrêa Machareth e Luis Eduardo Ortega do Colégio de Aplicação da UFRJ (Capes-UFRJ) integram a partir deste mês á equipe do Gondwana. A integração de alunos de ensino médio ao projeto tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Defesa de Dissertação de Mestrado em Cabo Frio, Brasil

Data: 31 de Julho de 2016

A dissertação de mestrado em Geologia Regional e Econômica do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGl-UFRJ) intitulado “Análise estrutural e cronologia das estruturas de natureza rúptil do embasamento cristalino na margem continental do SE brasileiro relacionadas a zonas de transferência e acomodação do sin-rifte da Bacia de Campos-RJ.” foi defendido no Departamento de Geologia da UFRJ por Vítor Lamy Mesiano Savastano, geólogo da empresa Petrobras. O aluno foi orientado pela Prof.ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ) e o Dr. Mário Neto Araújo (Petrobras). A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Rudolph Trouw (UFRJ), Dr. Marcos Fetter (Petrobras) e a Dra. Ana Paula Pelosi (Petrobras).

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Ikalamavony, Madagascar

Data: 22 de Julho de 2016

O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “Caracterização geológica e interpretação de dados U-Pb em grãos de zircão detrítico de rochas metassedimentares da região central de Madagascar” foi defendido no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por Raisa Lopes Costa, pesquisadora do Projeto Gondwana. A aluna foi orientada pela Profª Renata Schmitt (UFRJ-Brasil) e Profº Alan Collins (Universidade de Adelaide-Austrália). A banca examinadora foi composta pelos professores Alexis Rosa Nummer (UFRRJ) e Ciro Alexandre Ávila (Museu Nacional-UFRJ). Mais informações sobre o trabalho em nosso site, na aba Trabalhos de Campo.

Nota de contratação de profissional em Museologia

Data: 01 de Maio de 2016

Visando o desenvolvimento do Centro de Memória do Gondwana, o projeto conta, a partir deste mês, com a profissional de museologia Jéssica Tarine, que passará a integrar a equipe. Suas tarefas serão organizar, preservar e expor os resultados do projeto e seu desenvolvimento. O projeto IGCP-628 – Revisão do Mapa geológico do Gondwana: Geologia e evolução tectônica reconhece e enfatiza a importância de equipes multidisciplinares, abrangendo em seu quadro funcional as especificidades científicas e técnicas que deem conta de explorar o potencial do acervo, o máximo possível.

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Lihuel Calel, Argentina

Data: 21 de Março de 2016

Visando o desenvolvimento do Centro de Memória do Gondwana, o projeto conta, a partir deste mês, com a profissional de museologia Jéssica Tarine, que passará a integrar a equipe. Suas tarefas serão organizar, preservar e expor os resultados do projeto e seu desenvolvimento. O projeto IGCP-628 – Revisão do Mapa geológico do Gondwana: Geologia e evolução tectônica reconhece e enfatiza a importância de equipes multidisciplinares, abrangendo em seu quadro funcional as especificidades científicas e técnicas que deem conta de explorar o potencial do acervo, o máximo possível.

Visita do Prof. Rosenbaum de Queensland

Data: 22 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2016

Prof. Gideon Rosenbaum (University of Queensland – Australia) visitou o laboratório do Projeto Gondwana, onde esteve por duas semanas. Durante a estadia, Rosenbaum revisou a porção leste do mapa geológico da Austrália. Um dos principais produtos da visita foi o esboço de um projeto visando estudar em detalhe a margem do Gondwana durante o Permiano e o Triássico, comparando eventos tectônicos, sedimentares e magmáticos desde a América do Sul até o leste da Austrália. O Prof. Rosenbaum deu uma palestra no UFRJ sobre os orógenos fanerozóicos da Austrália.

Visita do Prof. Chris Clark de Perth

Data: 24 a 30 de Outubro de 2015

O Prof. Chris Clark (Curtin University – Perth – Australia) esteve por uma semana no laboratório do Projeto Gondwana, no Rio de Janeiro a fim de discutir questões relacionadas às assembléias e unidades metamórficas do Mapa do Gondwana. Ele revisou a porção oeste do mapa geológico da Austrália e ministrou uma palestra intitulada “Metamorphic evolution of southern India during Gondwana amalgamation events”. Com o grupo do Laboratório do Gondwana, Chris Clark discutiu a possibilidade de uma colaboração com alunos em intercâmbio entre a Curtin University e a UFRJ, a fim de estudar a evolução metamórfica de cinturões Brasilianos. O Prof. Clark participou de um trabalho de campo de um dia por afloramentos da cidade do Rio de Janeiro, no terreno neoproterozoico do Orógeno Ribeira.